Acolhimento

Na nossa vida cristã necessitamos de um acompanhamento mais personalizado, com o único objectivo de crescimento na vida espiritual. O pároco e eventualmente outros sacerdotes que colaboram habitualmente na vida da nossa Comunidade estão disponíveis para essa ajuda. Em Palhais todas as terças 17h-17h45 (18h-18h45 no verão; exceto 1ª terça); Santo António da Charneca às segundas 10h30-12h00; quintas 20h30-21h30 (exceto 1ª quinta) e sábados 9h30-10h45; Penalva à terça 10h30-12h e no 2º sábado 16h55-17h25; Coina à quinta 10h30-12h e nos domingos de mercado 12h30-13h00. Para jovens ao domingo das às 17h30 em Santo António.

Leitores

Os paroquianos que desejem podem proclamar a Palavra de Deus nas eucaristias e outras celebrações. Para tal, devem frequentar um curso de formação inicial. Existe uma escala de leitores para cada mês.

Acólitos

Os Acólitos têm como principal objetivo seguir e servir a Deus, ajudando os Seus representantes na terra na celebração da eucaristia e nas demais celebrações litúrgicas. Todos os jovens com mais de 10 anos de idade podem entrar no grupo, após um período de formação inicial. Formação no 1º e 3º sábado em Santo António às 16h30. Na Penalva no 2º sábado às 18h30. Em Coina no 1º domingo às 12h30.

Zeladoras

É uma tarefa discreta, mas fundamental ao conforto, beleza, dignidade e asseio dos templos e das celebrações da nossa Paróquia. Porque há pessoas que se preocupam pela igreja, que a sentem sua, que não querem para ela o que não quereriam para a sua casa… No silêncio e anonimato há quem, regularmente, dê novo brilho e um bom perfume às igrejas da Paróquia.

Ministro Extraordinário da Comunhão

Os fiéis leigos, devidamente preparados, com fé sólida e bons costumes, podem distribuir a Sagrada Comunhão nas eucaristias com elevado número de comungantes. Estes Ministros Extraordinários da Comunhão, também colaboram com o Pároco, visitando os idosos e doentes que não podem deslocar-se à igreja.

Coros

A Liturgia é mais bela quando a harmonia das vozes elevam um cântico de louvor a Deus. A Paróquia de Palhais/Santo António conta com vários coros litúrgicos, que animam as eucaristias ao fim de semana.

Renovamento Carismático Católico

Em Santo António às 21h, quinta

O Grupo Carismático de Oração “Cristo Vive” reúne todas as quintas às 21h na Igreja de Santo António. Há encontros de formação, de Adoração ao Santíssimo, de partilha, de oração e louvor. Este grupo gere um Banco Alimentar. A distribuição de alimentos a famílias carenciadas acontece todas as quartas e sábados a partir das 19h30. Site

Escuteiros

O Escutismo é um Movimento Mundial, aberto a todos, com o propósito de contribuir para a educação integral dos jovens, baseado na adesão voluntária a um quadro de valores expressos na Promessa e Lei escutistas, através de um método original que permite a cada jovem ser protagonista do seu próprio crescimento, para que se sinta plenamente realizado e desempenhe um papel construtivo na sociedade. O Agrupamento 586 está presente na nossa Paróquia e reune às 16h30 de sábado em Santo António. Site

Caminho neocatecumenal

Eucaristia em Palhais ao sábado às 21h

O Caminho Neocatecumenal pretende ajudar as pessoas a re-descobrir o seu Batismo. Assim, os membros das Comunidades Neocatecumenais, de diversas idades e condições sociais, descobrem a beleza da vida em comum, como no tempo dos Apóstolos, e tudo o que significa ser cristão verdadeiro, comprometido e bem formado. Site.

Life Teen

domingo 18h00-20h00

Life Teen é o grupo de jovens da Paróquia, centrados no poder que irradia da Eucaristia e convictos da necessidade de evangelizar o mundo. O movimento “Life Teen” está presente em mais de 1600 paróquias, 31 países. Que Cristo seja o centro das vidas, é o objetivo principal do grupo. Clica aqui.