Catequese de adultos

A catequese de adultos é prioritária na organização da catequese de uma paróquia ou de uma diocese. (D.G.C., nº 171 ss.)

“A catequese dos adultos é a principal forma de catequese, porque se dirige a pessoas que têm as maiores responsabilidades e capacidade para viverem a mensagem cristã na sua forma plenamente desenvolvida”. (Catechesi Tradendae”, nº 43).

OBJETIVOS GERAIS DA CATEQUESE DE ADULTOS:
– para que lhes seja garantido o direito a uma fé adulta;
– para que descubram a sua verdadeira identidade cristã;
– para que a catequese das crianças seja mais eficaz, pelo envolvimento de uma comunidade cristã adulta;
– para que assumam a sua missão de evangelizadores;
– para que participem de uma forma responsável na edificação da Igreja;
– para que, no contexto do mundo de hoje, tenham bem claro o que é ou não é importante na sua fé.

A QUEM SE DESTINA?
– a todos os adultos, que não tiveram uma iniciação na fé cristã;
– àqueles que apenas tiveram uma catequese infantil e, por isso, apenas receberam respostas adaptadas à sua mentalidade de criança, faltando-lhes respostas para as suas questões de adultos;
– a todos os cristãos que ainda não fizeram este tipo de aprofundamento da sua fé, com vista a uma estruturação da mesma.

COMO É ESTA CATEQUESE?
– Oferece uma síntese doutrinal, coerente, sistemática e organizada do conjunto da fé cristã, fazendo ao mesmo tempo uma experiência da Igreja como comunidade (vida de equipa e inserção na comunidade cristã); experiência de oração e da relação viva entre a Palavra de Deus e a vida quotidiana.

QUANDO?
– Na Igreja de Santo António da Charneca, sexta-feira à noite, de 15 em 15 dias. Todas as datas aqui.
– Na Igreja de Santo António da Charneca, segundas e quartas das 21h às 22h15.